A Mattel anunciou hoje, 28 de janeiro, mudanças na sua linha fashionistas. A partir de agora, a linha passa a contar com mais três tipos de corpos - alta, curvilínea e baixa - além de vários tipos tipos de cabelo, roupas e tons de pele.
![]() |
Novos tipos de Barbies. Fonte:G1 |
O projeto de criar novos modelos de boneca demorou dois anos. Para a Mattel, essa nova composição pode ajudar a alavancar as vendas da boneca. . Em dois anos, ( de 2012 até 2014) as vendas da Barbie caíram 20 %, e , ano passado as vendas também não foram boas.
Um dos fatores que pode contribuir com essa queda, é o padrão de corpo da Barbie. Não é de hoje que ele é alvo de questionamentos .Para muitas pessoas, esse estilo de "boneca perfeita" perpetua padrões de beleza que são impossíveis de alcançar. Isso atinge a auto estima das mulheres e as fazem percorrer um longo caminho ( muitas vezes perigoso) em busca desse corpo perfeito.
![]() |
"Agora nós podemos parar de falar do meu corpo? " @barbiestyle |
O caso é sério e se tornou alvo de pesquisas no mundo todo. Em 2006, um estudo divulgado na revista na Developmental Psychology, descobriu que as meninas que brincaram com a Barbie revelaram ter maior preocupação com a magreza do que as garotas que brincaram com outros tipos bonecas.
Além dessa questão com o corpo, a boneca enfrenta críticas por de que as meninas que brincam só de "casinha" com a boneca serão assim no futuro. Por isso, a empresa lançou no ano passado, um comercial que mostra que as meninas podem sim brincar de Barbie, e ser o que elas quiserem.
A Mattel demorou a perceber que os padrões já não são mais os mesmos. Existem garotas de todos os estilos, todos os corpos, personalidades e tons de pele diferente. Mas como já diz o ditado: antes tarde, do que nunca.
informações: G1 e Folha de S.Paulo -F5
Comentários
Postar um comentário