Pular para o conteúdo principal

Capricho: Você sabe como ela começou?

Essa semana não deu outro assunto nas redes sociais. Muita gente indignada  e revoltada com o fim da revista Capricho na versão impressa. Mas antes de falar sobre as razões que a levaram a acabar com esse formato ( isso fica um assunto para um outro post) nada mais justo do que resgatar a história da revista e ver como ela começou.
Tá preparada?Então vem!!

A Capricho é uma revista voltada para o público feminino e foi criada em 1952 pelo Victor Civita. A revista foi o primeiro título da editora Abril e a primeira revista feminina.  Pra quem não sabe, a Capricho começou com fotonovelas e as publicações seguiram assim por 30 anos. Nessas fotonovelas, as histórias de amor eram contadas com fotos em formato de quadrinhos, e aos poucos, aprimorou  o conteúdo e passou a falar sobre moda, beleza e comportamento.


Acredite. Assim que era a revista Capricho
foto: http://asfotonovelas.blogspot.com.br/




fotonovela da revista Capricho da década de 70.

Mas em 1982 a fotonovela desaparece, e abre espaço para mais conteúdos de beleza e comportamento.Já em 1982, a revista incorpora o slogan : A revista da gatinha  e se consolida como uma revista para o público jovem. Nessa época, as capas eram sempre estampadas por modelos.


Revista Capricho. Dezembro de 1992

Na década de 90 ser capa da Capricho era o grande sonho de muitas modelos. Ser capa da revista era tão desejado, quanto ganhar na loteria. 
Se liga só nas modelos famosas que já foram capa da Capricho:

Ana Paula Arósio
Em 96, em vez de modelos, as capas da Capricho eram estreladas por artistas da época e ídolos das adolescentes.
                                                         
Até a Sandy já foi uma cover girl. 
Em 2006, a revista passa por reformulações editorias, e se insere mais na internet com conteúdos exclusivos para a web. Porém, como até hoje, as capas continuam sendo os ídolos das adolescentes.


Capa Capricho de 2006
saudades quando a capa era os artistas brasileiros do momento.
Quem não lembra dessa? (eu tinha!! )  
Até o Gianechhini não escapou da Capa da Capricho


Avril na época em que todo mundo mundo
usava sk8 no e-mail..msn #quemnunca





 Em 2015 a Capricho publica o fim da revista no formato impresso, e reforça que vai continuar só no formato digital. Eu não gostei nenhum pouco da novidade, a graça era ( e ainda é) independentemente dá idade correr pras bancas para comprar a revista com o artista favorito na capa, ainda mais quando tinha o poster junto.
Agora não vai ter como fazer isso, nem pedir para o jornaleiro da banca reservar o exemplar da revista. Não vamos mais ter aquele cuidado de não amassar a revista, de sentir o cheiro da folha de papel...de rabiscar a revista fazendo teste, ou recortar as páginas da revista para por na agenda #quemnunca

Só resta aguardar o que será dá revista agora, se vai melhorar ou perder conteúdos e leitores nesse novo formato, mas isso também, é assunto para outro post.
Beijos

=)
































































Comentários