Pular para o conteúdo principal

Você consegue guardar dinheiro?

Uma  coisa mais complicada do que decorar equações de matemática é   guardar dinheiro. Eu sou daquelas que não consegue juntar nem dois reais em moedas em um cofrinho, porque já abro  ele e pego as moedinhas para comprar bala e chiclete. É aquele pensamento "Eu aqui morrendo de vontade de comprar um doce, e tanta moeda no cofrinho...não custa anda pegar algumas né?".
 Só que ai quando eu me dou conta já gastei TODAS as moedas...do cofre!!



E o que falar com a conta corrente e cartão de crédito? Eu passo no mercado.. para comprar um suco..e acabo comprando ingredientes para uma janta inteira. Depois vou ao shopping só  para comer e saio de lá com uns dois livros!! Quem nunca???
Mas eu não sou consumista. Tá, eu sou  apenas quando se trata de livros. Meu problema é que me perco nessas comprinhas: uma ida no supermercado para comprar uma "besteira", algum livro de uns 30 reais...depois compro algum remédio para enxaqueca....vou fazendo essas comprinhas e quando eu vejo...minha conta que tava com um valor X tá em um outro bem abaixo.  Ou minha fatura tá valor Z aparece X. Complicado isso.

Por isso muita gente só compra a vista. Outras nem cartão de débito tem. Só compram em dinheiro mesmo. Juro que tenho uma invejinha dessas pessoas. Uma coisa que pretendo fazer agora, é desativar meu cartão de crédito e usar só débito. Porque é aquela coisa. Tem dinheiro passa...se não tem não compra. Com o crédito, temos aquela impressão que "não estamos pagando"e já com o débito é a realidade agora. Você só consegue comprar se tiver dinheiro em conta.  É sofrido mais é melhor.

Pesquisando na internet dicas de juntar dinheiro, encontrei algumas bem legais no site Guia Bolso. E a primeira regra ( que eu não coloco em prática) é a mas simples.





1-  Registrar todas as suas despesas:
Como você quer ter controle de algo, no caso, dinheiro, se não sabe o quanto gasta por mês? De acordo com o site este é o primeiro passo para quem quer começar a fazer seu controle financeiro. 
1. Guarde todas as notinhas do cartão e anote cada uma das suas despesas em uma planilha de gastos
2. Escolher uma ferramenta de controle financeiro, ou algum aplicativo que te ajude com o movimento de dinheiro gasto. 

2. Criar metas para seus gastos. 

Pensa numa pessoas que nunca faz metas. Essa sou eu. Mas de acordo com o site isso é fundamental. 
Se você já fez o passo 1, tem a plena certeza de quanto gasta mensalmente. Agora, só dividir as prioridades, como por exemplo: 
50% da renda para os gastos essenciais: gastos  para  se manter no dia-a-dia: moradia, alimentação, transporte etc. 
35% da renda para estilo de vida: gastos relacionados a hobbies e lazer: academia, salão de beleza, compras etc
15% da renda para prioridades financeiras: se você estiver endividado, sua prioridade será zerar as dívidas. Se não tiver negativo, guarde 15% para poupar para o futuro.
3- Dê férias ao cartão de crédito:
Essa regra era que eu estava falando lá em cima.  E o site comprava isso.Para o Guia Bolso,  "O grande problema do cartão de crédito é nos dar a falsa impressão de que temos uma renda maior do que na realidade. Dessa forma, uma boa estratégia para quem está aprendendo como economizar dinheiro é tirar o cartão de crédito da carteira por alguns meses e pagar tudo à visa."
4Não se  consolar com compras:
Depois de uma semana difícil de trabalho, ou um dia estressante  é muito comum cedermos a um impulso de consumo. Temos o pensamento "eu trabalhei muito hoje e  mereço comprar isso”. Só que não é bem assim. Claro que eu e você merecemos, mas  a questão é priorizar os objetivos e não perde o foco no que é importante. 
 5- Separar um dia por mês para não comprar nada:
Nunca pensei nisso. Acho que todo dia eu compro alguma coisa, nem que for uma bala de 10 centavos os ou uma água. Para o Guia Bolso, comprar todo dia  acaba virando um hábito e surge o perigo das compras por impulso. Para se prevenir, temos que separar um dia por mês para não gastar ABSOLUTAMENTE NADA. Exemplos:  Levar comida de casa para o trabalho, pegar uma carona e nada de café depois do almoço. E a balinha depois da comida, entra nessa conta?? 
A última dica é:

6-  Não ignorar os pequenos gastos:

Isso eu falei lá em cima também. Nunca conto esses gastos e acabo me perdendo. 
Um café depois do almoço, uma água no caminho para faculdade/trabalho não muda em nada seu orçamento, certo? Errado! Algumas pessoas(como eu) acabam não lembrando  os pequenos gastos do dia-a-dia sem perceber que, muitas vezes, eles são os principais vilões do orçamento.
 vocês  possuem segredos para guardar dinheiro? Conseguem guardar dinheiro? Me contem! Preciso aprender mais dicas. =) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capricho: Você sabe como ela começou?

Essa semana não deu outro assunto nas redes sociais. Muita gente indignada  e revoltada com o fim da revista Capricho na versão impressa. Mas antes de falar sobre as razões que a levaram a acabar com esse formato ( isso fica um assunto para um outro post) nada mais justo do que resgatar a história da revista e ver como ela começou. Tá preparada?Então vem!! A Capricho é uma revista voltada para o público feminino e foi criada em 1952 pelo Victor Civita. A revista foi o primeiro título da editora Abril e a primeira revista feminina.  Pra quem não sabe, a Capricho começou com fotonovelas e as publicações seguiram assim por 30 anos. Nessas fotonovelas, as histórias de amor eram contadas com fotos em formato de quadrinhos, e aos poucos, aprimorou  o conteúdo e passou a falar sobre moda, beleza e comportamento. Acredite. Assim que era a revista Capricho foto: http://asfotonovelas.blogspot.com.br/ fotonovela da revista Capricho da década de 70. Mas...

Caveiras do Bem.

Roupas de caveira, anel de caveira, sapato de caveira.... Enfim, são diversas opções com essa ilustre figura. Antes, as caveiras eram sinônimo de piratas, rebeldia, de pessoas do rock. Hoje, as caveiras viraram um ícone fashion. Selecionei algumas fotos para vocês verem e se inspirarem  nos looks: Ticiane Pinheiro E eu não pude deixar de ficar de fora. Comprei uma sapatilha com esse mais novo ícone fashion. O sapato é delicado e um pouco ousado por causa da caveira, porém, nada exagerado já que  a sapatilha é  perfeita para usar com vestido, short ou saia, de dia, de noite, ou seja, em diversas ocasiões. Para você que quer um look menos ousado, combine com acessórios mais delicados e femininos como eu fiz e abuse da sua criatividade. =) Sapatilha da loja Rosifine. Preço: R$ 69,90

Série nostalgia: Desenhos

Hoje no horário de exibição do novo programa da Globo, "É de Casa", muitas pessoas (inclusive eu) reclamaram do programa. Os internautas relembraram o tempo da TV Globinho e relataram que seria melhor a volta do programa no lugar do "É de Casa". Eu tuítei alguns desenhos que poderiam ser exibidos e o que teve mais repercussão foi o desenho "Tês espiãs demais". Muitos confirmaram o desejo de ver novamente o desenho na TV. Pensando nisso, o post de hoje vai ser dedicado aos desenhos antigos e mais preferidos da criançada na época. Para entrar no clima, dê o play na abertura do desenho Ursinhos Carinhosos e vem. 1) Três Espiãs Demais Com certeza esse é um dos melhores desenhos.   Totally Spies, nome original, é um desenho produzido pelo estúdio francês Marathon Production. No Brasil ele foi inicialmente exibido pelo extinto FOX KIDS e depois passou  a ser exibido em outras emissoras  como a Globo. O desenho tem seis temporadas (de...