Pular para o conteúdo principal

Próximo destino: Foz do Iguaçu


  Fazer as malas e cair na estrada é o que todo mundo quer, mas às vezes o difícil mesmo é escolher o destino. Então se você já está programando as próximas férias,não deixe de acompanhar o blog. A partir de hoje, toda quinta feira o post do dia vai ser sobre viagens. E o primeiro post de hoje é sobre Foz do Iguaçu.



A cidade

Foz do Iguaçu fica no Paraná. A cidade é uma das mais populosas do estado com mais de 200 mil habitantes. A cidade fica mais perto da Ciudad del Este, no Paraguai,  (14 km)   do que da sua capital (643 km).

Foz é uma cidade bem quente, temperatura em média de 30º , ou seja muito quente, e eu não achei a cidade muito bonita ( veja bem, estou falando da cidade em si, e não dos pontos turísticos).

Tirando o calor, um ponto negativo da cidade é a comida. Como em Foz tem muito Resorts, comer neles não é um problema, mas quando você vai para o centro e tem que comer por lá fica difícil. Achei o preço das comidas bem caras e  alguns restaurantes que eu fui a comida não era boa.

Quando eu fui para o centro, além de comer nesses restaurantes que nãos eram bons,  eu comi no shopping de Foz de Iguaçu  (JL Cataratas) que é bem completo por sinal e tem algumas opções como fast-foods que são mais baratas.

Depois de ter me desiludido com os restaurantes, o taxista que me trouxe ao hotel no centro, me indicou um ótimo lugar para comer (juro que tentei pesquisar ele no trip advisor mas não consigo lembrar o nome do restaurante).  Ele era Self-Service e tirando o preço absurdamente caro do KG, a comida era maravilhosa e até espetinho de frutas com chocolates tinha.

Um ponto positivo, e muito positivo na cidade são os taxis. Eu não achei caro (pelo menos na época) e os motoristas são super simpáticos. Dei muita sorte com um que me levou até Itaipu, esperou o passeio (em torno de 2 horas) e depois levou para o hotel. Ele fez um preço fixo para isso, e foi superbarato, contando que não precisou usar o tempo todo o taxímetro e além de taxista ele , foi um ótimo guia.

Atrações turísticas 

1) Cataratas

Ir para Foz do Iguaçu e não visitar as Cataratas  é como ir em Salvador  e não ir ao Pelourinho ou ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Ou seja você tem que visitar.

As cataratas possuem dois lados: o lado argentino ( que fica mais de uma hora distante de Foz) e o lado brasileiro. Eu não pude ir no lado argentino, então fiquei em terras brasileiras mesmo.

As cataratas ficam localizadas no Parque Nacional do Iguaçu. Esse parque foi criado em 1939 pelo Decreto N° 1.035 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o parque possui o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul: mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e mais 400 mil em florestas ainda primitivas.


 Crédito: Carol Herculano
Entrada do Parque


A entrada para o parque não é gratuita, Não lembro quanto eu peguei quando eu fui. Atualmente está em torno de 57,00 reais.

Logo quando você entra no parque tem algumas lojinhas (aconselho comprar capa de chuva) e lugar para alimentação, que é absurdamente caro. Na época (2014) estavam vendendo um água de coco por R$ 10,00.

Logo depois dessas lojas você encontra o ponto de espera para o ônibus panorâmico que vai te levar até as cataratas.

Ônibus panorâmico e lugar de espera para a volta


Quando você desembarca do ônibus, é só alegria. Já na entrada, é possível ouvir o barulho das águas e no desembarque tem as informações certas que te levam para a trilha rumo às Cataratas.

O local de desembarque é próximo à esse hotel



Cataratas do Iguaçu
       

Parte mais legal é chegar nessa passarela

Vista da passarela

2) Tríplice Fronteira

Esse é um ponto turístico que se você estiver com tempo, é legal visitar.    Confesso que o lugar está um pouco abandonado e esperava mais.  O lugar não passa de uma praça, na qual tem o marco das três fronteiras. E de lá é possível você avistar o Paraguai e a Argentina.


Marco da Tríplice Fronteira

Rio que divide Argentina e Paraguai


3) Usina de Itaipu

Não saia de Foz de Iguaçu sem visitar a usina. Sério. Ela fica empatada com as Cataratas do Iguaçu em termos de pontos turísticos que eu mais gostei. As duas atrações são grandiosas, mas uma foi feita pela natureza e a outra pelo homem. E a gente não tem noção do que o homem é capaz de construir  antes de entrar em Itaipu. É impressionante.

Quando você compra o ingresso você é direcionado para uma sala de cinema onde exibem um pouco da história de Itaipu. Só depois disso é que você é liberado para pegar o ônibus (também panorâmico) que faz o passeio pela usina.

Entrada

Adesivo de identificação

Entrada para a usina

Usina de Itaipu

Usina de Itaipu

Vista de cima da Usina
Usina de Itaipu



Complexo de Itaipu


Muitas vezes nós conhecemos vários países do mundo e não conhecemos as coisas que estão no nosso país. E Foz do Iguaçu é umas dessas cidades bem aqui no Brasil, que muitos desconhecem.
É um pedacinho desse imenso Brasil que vale a pena visitar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capricho: Você sabe como ela começou?

Essa semana não deu outro assunto nas redes sociais. Muita gente indignada  e revoltada com o fim da revista Capricho na versão impressa. Mas antes de falar sobre as razões que a levaram a acabar com esse formato ( isso fica um assunto para um outro post) nada mais justo do que resgatar a história da revista e ver como ela começou. Tá preparada?Então vem!! A Capricho é uma revista voltada para o público feminino e foi criada em 1952 pelo Victor Civita. A revista foi o primeiro título da editora Abril e a primeira revista feminina.  Pra quem não sabe, a Capricho começou com fotonovelas e as publicações seguiram assim por 30 anos. Nessas fotonovelas, as histórias de amor eram contadas com fotos em formato de quadrinhos, e aos poucos, aprimorou  o conteúdo e passou a falar sobre moda, beleza e comportamento. Acredite. Assim que era a revista Capricho foto: http://asfotonovelas.blogspot.com.br/ fotonovela da revista Capricho da década de 70. Mas...

Caveiras do Bem.

Roupas de caveira, anel de caveira, sapato de caveira.... Enfim, são diversas opções com essa ilustre figura. Antes, as caveiras eram sinônimo de piratas, rebeldia, de pessoas do rock. Hoje, as caveiras viraram um ícone fashion. Selecionei algumas fotos para vocês verem e se inspirarem  nos looks: Ticiane Pinheiro E eu não pude deixar de ficar de fora. Comprei uma sapatilha com esse mais novo ícone fashion. O sapato é delicado e um pouco ousado por causa da caveira, porém, nada exagerado já que  a sapatilha é  perfeita para usar com vestido, short ou saia, de dia, de noite, ou seja, em diversas ocasiões. Para você que quer um look menos ousado, combine com acessórios mais delicados e femininos como eu fiz e abuse da sua criatividade. =) Sapatilha da loja Rosifine. Preço: R$ 69,90

Série nostalgia: Desenhos

Hoje no horário de exibição do novo programa da Globo, "É de Casa", muitas pessoas (inclusive eu) reclamaram do programa. Os internautas relembraram o tempo da TV Globinho e relataram que seria melhor a volta do programa no lugar do "É de Casa". Eu tuítei alguns desenhos que poderiam ser exibidos e o que teve mais repercussão foi o desenho "Tês espiãs demais". Muitos confirmaram o desejo de ver novamente o desenho na TV. Pensando nisso, o post de hoje vai ser dedicado aos desenhos antigos e mais preferidos da criançada na época. Para entrar no clima, dê o play na abertura do desenho Ursinhos Carinhosos e vem. 1) Três Espiãs Demais Com certeza esse é um dos melhores desenhos.   Totally Spies, nome original, é um desenho produzido pelo estúdio francês Marathon Production. No Brasil ele foi inicialmente exibido pelo extinto FOX KIDS e depois passou  a ser exibido em outras emissoras  como a Globo. O desenho tem seis temporadas (de...