Pular para o conteúdo principal

Se eu ficar

Sempre que eu ia em alguma livraria ficava namorando o livro "Se eu Ficar". Porém, sempre acabava escolhendo outro no lugar para comprar. Até que terça -feira minha mãe foi em um shopping e pedi para ela comprar para mim. Com o livro em casa, eu  não tinha mais desculpas. Tinha que ler.
Comecei a ler o livro no dia 01 de setembro e ontem ( dia 03 /09) terminei. Amei a história e agora estou doida para assistir o filme e poder "ver"  se a Mia e o Adam são como eu imaginei.








O livro

Se eu ficar - título original If I Stay - tem como protagonista a Mia.  Ela tem 17  anos e mora com os pais e o irmão mais novo, Teddy e namora Adam, um músico que conheceu no colégio. 


"Me apaixonar pelo Adam foi como aprender a voar. Era empolgante e assustador ao mesmo tempo."


O ponto alto do livro se dá quando depois de um anuncio de nevasca na cidade, as aulas foram interrompidas e  Mia e os pais decidem  tirar o dia para aproveitar juntos, passear e visitar os avós. Tudo estava ocorrendo bem na viagem. Todos estavam se divertindo e ouvindo música até que...

Tudo aconteceu tão rápido. A última coisa que Mia se lembra é da música que estava tocando no carro. Mas,  de repente, ela se vê na estrada e acha que está tudo bem, até que  Mia descobre que seus pais estão mortos e que seu irmão está vivo, mas necessita de cuidados urgentes.

Mia  acha que não se machucou porque não está sentindo nada. Mas ela percebe que a situação é mais complicada do que se parece: ela não está sentindo nada pois está acompanhado tudo o que aconteceu do lado de fora do seu corpo, Ela percebe que está sendo expectadora da sua própria vida. 



"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."


Já no hospital, Mia que está extremamente frágil, ouve de uma enfermeira que ela precisa decidir se que ficar ou não. Surpresa com os acontecimentos e dividida entre a vida e a morte, Mia tem algumas horas para rever sua vida e decidir se quer ficar depois de tudo que aconteceu e lutar pela vida, ou se quer simplesmente ir embora  e desistir de tudo, desistir da vida. 


"Eu não sei exatamente o que aconteceu comigo, e pela primeira vez hoje, eu não me importo. Eu não deveria ter que me importar. Eu não deveria ter que trabalhar tanto. Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."


"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."


Com um jeito cativante e delicado a autora, Gayle Forman, nos envolve na história e no dilema de Mia, o que faz com que a gente comemore todas as conquistas e torça para que ela escolha ficar. O que nos conquista também (pelo menos o que em conquistou) é o amor que o Adam tem pela Mia.  Do seu modo, a gente percebe o quanto ele a ama, principalmente quando vemos a força de vontade que ele tem para tentar ver a Mia no hospital. (As enfermeiras não deixam  pois somente a família pode visitá-la ). 

- "Tudo bem. Se você quiser partir - diz ele. - Todos nós queremos que você fique. Eu quero que você fique mais do que já desejei qualquer outra coisa na minha vida. Mas esta é a minha vontade e vejo que talvez possa não ser a sua. Então, eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver de nos deixar. Tudo bem se você decidir parar de lutar."



Confesso que fiquei um  pouco decepcionada com o final. Li e falei: "Como assim acabou? O que vai acontecer agora? " 
Mas para nooooooosa alegria e nossa sorte, existe o "Para onde ela foi" que a continuação do livro. Já estou contando os dias para poder comprar e ler. Espero que seja tão surpreendente ou mais quanto o primeiro livro. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capricho: Você sabe como ela começou?

Essa semana não deu outro assunto nas redes sociais. Muita gente indignada  e revoltada com o fim da revista Capricho na versão impressa. Mas antes de falar sobre as razões que a levaram a acabar com esse formato ( isso fica um assunto para um outro post) nada mais justo do que resgatar a história da revista e ver como ela começou. Tá preparada?Então vem!! A Capricho é uma revista voltada para o público feminino e foi criada em 1952 pelo Victor Civita. A revista foi o primeiro título da editora Abril e a primeira revista feminina.  Pra quem não sabe, a Capricho começou com fotonovelas e as publicações seguiram assim por 30 anos. Nessas fotonovelas, as histórias de amor eram contadas com fotos em formato de quadrinhos, e aos poucos, aprimorou  o conteúdo e passou a falar sobre moda, beleza e comportamento. Acredite. Assim que era a revista Capricho foto: http://asfotonovelas.blogspot.com.br/ fotonovela da revista Capricho da década de 70. Mas...

Caveiras do Bem.

Roupas de caveira, anel de caveira, sapato de caveira.... Enfim, são diversas opções com essa ilustre figura. Antes, as caveiras eram sinônimo de piratas, rebeldia, de pessoas do rock. Hoje, as caveiras viraram um ícone fashion. Selecionei algumas fotos para vocês verem e se inspirarem  nos looks: Ticiane Pinheiro E eu não pude deixar de ficar de fora. Comprei uma sapatilha com esse mais novo ícone fashion. O sapato é delicado e um pouco ousado por causa da caveira, porém, nada exagerado já que  a sapatilha é  perfeita para usar com vestido, short ou saia, de dia, de noite, ou seja, em diversas ocasiões. Para você que quer um look menos ousado, combine com acessórios mais delicados e femininos como eu fiz e abuse da sua criatividade. =) Sapatilha da loja Rosifine. Preço: R$ 69,90

Série nostalgia: Desenhos

Hoje no horário de exibição do novo programa da Globo, "É de Casa", muitas pessoas (inclusive eu) reclamaram do programa. Os internautas relembraram o tempo da TV Globinho e relataram que seria melhor a volta do programa no lugar do "É de Casa". Eu tuítei alguns desenhos que poderiam ser exibidos e o que teve mais repercussão foi o desenho "Tês espiãs demais". Muitos confirmaram o desejo de ver novamente o desenho na TV. Pensando nisso, o post de hoje vai ser dedicado aos desenhos antigos e mais preferidos da criançada na época. Para entrar no clima, dê o play na abertura do desenho Ursinhos Carinhosos e vem. 1) Três Espiãs Demais Com certeza esse é um dos melhores desenhos.   Totally Spies, nome original, é um desenho produzido pelo estúdio francês Marathon Production. No Brasil ele foi inicialmente exibido pelo extinto FOX KIDS e depois passou  a ser exibido em outras emissoras  como a Globo. O desenho tem seis temporadas (de...